Após muitas dúvidas e dificuldades sobre a tão sonhada e esperada viagem ao maior festival de dança do mundo ( considerado no ano de 2005, pelo livro dos records), finalmente academicos do curso de Licenciatura em Dança embarcaram no dia 20 de julho em direção ao o 28º Festival de dança de joinville-SC.
Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Numa trajetória que em 2010 completa 28 anos, milhares de bailarinos e amantes da dança chegam a Joinville vindos de todo o País e do exterior com diferentes objetivos:
Concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se no  Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas  ou com um foco voltado a atividade didática. O Festival engloba a  realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento  profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no  evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates,  entre outras ações. 
Trazer para as noites especiais - Abertura e Gala  - espetáculos que sejam montagens completas de balés consagrados ou  peças de destaque de outros gêneros de dança e trabalhos de companhias  de renome é também uma preocupação do Conselho Artístico e da  organização do evento. 
Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido  pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de  seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil  pessoas numa média de 170 horas de espetáculos.A noite de abertura do Festival no dia 21 de julho, foi mais que especial para os participantes a presença de Claudia Raia, no musical "PERNAS PRO AR".
Acadêmicos  e o professor Thiago Amorim no seminário, com a professora e pesquisadora
de "Educação Somática" Sylvie Fortin (FRA) 


