Corpo docente

Prof. Me. Alexandra Dias
É a atual coordenadora do Curso de Dança-Licenciatura. Ministra as disciplinas de Ação e Movimento e Composição Coreográfica. Desenvolve os projetos de extensão Jam Session e Projeto Boca de Cena, além de participar do Coreolab, do Núcleo Projeto Rondon e da comissão do projeto Prodocência - Programa Interdisciplinar e Transversal de Artes. Coordena o projeto Sul da Dança - por uma cartografia da dança de Pelotas, juntamente com o Prof. Thiago Amorim. É Bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora de expressão corporal e criação em dança na International People's College na Dinamarca. É performer, bailarina, criadora do grupo PROJETO MAX juntamente com André Mubarack e Michel Capeletti. É também integrante do coletivo ARTERIA - artistas de dança em colaboração. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em performance e dança atuando principalmente no estudo do corpo, composição e processos de criação.


Prof. Me. Gustavo Duarte
Licenciado em Educação Física pela UFSM/RS; Mestre em Educação pela UFSM/RS e Doutorando em Educação pela UFRGS/RS. Atua nas interfaces Dança-Arte-Educação e nas disciplinas Pedagógicas do Curso de Dança, além de integrar a Comissão de Estágios e a Câmara de Extensão do Centro de Artes. São interesses de pesquisa: Dança no espaço escolar; Dança, Gênero e Sexualidade; Dança e Envelhecimento. Participa do GEPEFOP (Grupo de Estudo e Pesquisa: Estágio e Formação de Professores) da Faculdade de Educação da UFPel/RS e Coordena o GEEDAC (Grupo de Estudos em
Educação, Dança e Cultura).


Prof. Me. Thiago Amorim
Professor do Curso de Dança - Licenciatura e Coordenador do Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas/RS - UFPEL . Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, com pesquisa sobre a Linguagem do Corpo no Carnaval do Sul do Brasil (Bolsista CAPES-PROSUP). Pesquisador com formação de Licenciatura Plena em Dança e Especialização em Interdisciplinaridade e Linguagens pela Universidade de Cruz Alta-RS. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, Arte-Educação e Folclore. Atualmente investiga os seguintes temas: linguagem(ns) do corpo, liminaridade, dança-educação e folclore brasileiro, especialmente o carnaval do sul.

Prof. Me. Maria Falkembach
Possui mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Professora do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Foi professora convidada da Maestria Profesinoal en Danza da Escuel de Danza da Universidad Nacional de Costa Rica nos anos de 2007 e 2008. Fundadora e integrante do grupo Depósito de Teatro até 2007, grupo com o qual montou e atuou em nove espetáculos. Foi professora substituta do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de interpretação teatral, por dois anos (2006-2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Estudo do corpo e do movimento cênicos e dramaturgia do corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, dança, dança-teatro, dramaturgia do ator e transcriação.

Professora Assistente no Curso de Dança - Licenciatura, da UFPel, responsável pelas disciplinas de História e Teoria da Dança e pela atividade de formação livre Dança Clássica. Em 2011.1 ministra, também, a disciplina de Prática Corporal para Montagem e compartilha regência da disciplina de Fisiologia Aplicada à Dança. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2009-2012) - Bolsista Fapesb (Edital 001-2009/2010) Mestre em Dança pelo Programa de Pós Graduação em Dança - UFBA (2008) - Bolsista Fapesb (Edital 001-2007/2008) Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2007) Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Coordenou e atuou (2005 - 2008) o Projeto Poéticas da Diferença, uma atividade de extensão de caráter permanente, na Escola de Dança/UFBA . Coordenadora, desde 2010, de dois projetos de extensão na UFPel: Quilombo das Artes e Poéticas da Diferença na UFPel. Professora da técnica de balé clássico em escolas privadas de dança e em projetos sociais em Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e na Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (2008). Integrante do Grupo de Pesquisa CONES - MODELAGEM DA COMPLEXIDADE EM ARTES, HUMANIDADES E SAÚDE, certificado pelo CNPq desde 2007. Experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, artes cênicas, educação, trabalho social, pessoas com deficiências.