Projetos de extensão

Tatá- Núcleo de Dança-Teatro
http://grupotata.blogspot.com

O Tatá Núcleo de Dança-Teatro é um projeto de extensão vinculado ao curso de Dança – Licenciatura da UFPEL, o qual integra atores-bailarinos dos cursos de Dança e de Teatro da Universidade. Com o objetivo de difundir a dança contemporânea, promover a arte-educação e contribuir com a formação de público, o grupo realiza apresentações do espetáculo nas escolas da cidade. Após as apresentações ainda apresenta uma mostra do processo de criação da obra e faz uma conversa com o público.


 EQUIPE:


Coordenação: Maria Falkembach
Prof. Colaborador: Daniel Furtado
Func. Colaboradora: Cátia Carvalho

Discentes integrantes do projeto:
Mônica Borba, Gessi de Almeida Könzgen, Taís Chaves Prestes, Carlos Eduardo Machado, Vagner Vargas, Roberta Pires Rangel, Alexandra Rodrigues, Denise dos Anjos Azevedo, Tauana Oxley Pereira, Arthur Malaspina Jr., Monique Alves Carvalho, Hirina Renner Costa, Allan Moscon Zamperini, Higor Alencar de Carvalho


Projeto Boca de Cena
http://projetobocadecena.blogspot.com

O Boca de Cena é uma ação de extensão da Universidade Federal de Pelotas. O projeto pretende que acadêmicos do curso de teatro manipulem mídias digitais com a finalidade de investigar possibilidades transdisciplinares e assim agregar essas experimentações em trabalhos das artes da cena e também gerar processos documentais sobre teatro na cidade de Pelotas. O projeto quer também criar um espaço de divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos cursos de Teatro e Dança da UFPEL.


EQUIPE:
Coordenação: Profa Me. Alexandra Dias
Func. Colaborador: Thiago Rodeghiero
Discentes integrantes do projeto: 
Ana Laura Paiva, Lumilan Noda, Tai Fernandes, Tatiana Duarte,


NUFOLK - Núcleo de Folclore da UFPEL 
http://nufolk.blogspot.com


   Implantado na UFPel em maio de 2010, o NUFOLK – Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas é um projeto de extensão universitária que se caracteriza pela vivência, investigação, promoção e difusão das manifestações populares do Brasil, especialmente de dança e música, e que vislumbra também o intercâmbio cultural e a valorização da cultura popular nacional na sua perspectiva de patrimônio cultural imaterial.
   O objetivo central do NUFOLK é vivenciar, investigar, promover e difundir as manifestações populares do Brasil, estimulando a tolerância às diferenças, o intercâmbio entre etnias e culturas, o desenvolvimento da auto-estima cidadã e a cooperação pela paz, através da dança e da música folclóricas nacionais. 


 EQUIPE:
Coordenação: Thiago Amorim
Prof. Colaborador:Jonas Klug
Bolsistas: Karina Azevedo e Vivian Alt
Monitores: Jaciara Jorge (Dança), Sabrina Marques (Patrimônio), Vitor Hugo Manzke (Música).

 Contato: E-mail: nucleodefolclore@gmail.com
Twitter: @nufolkufpel



Dançando nas Escolas

Objetiva contribuir na formação docente dos alunos do curso de Dança e de Pedagogia da UFPel para atuar no espaço escolar. Serão planejadas aulas de dança para escola e vivenciadas experiências práticas em dança. Após, os alunos do projeto irão capacitar os professores das Escolas com oficinas de dança para crianças e adolescentes investindo assim, na formação continuada.

EQUIPE:
Coordenação: Gustavo Duarte
Discentes integrantes do projeto:
Fernanda Freitas
Allan Zamperini
Ana Teresa Souza
Juliana barros


Dança Pelotas 
http://dancapelotas.blogspot.com

Objetiva oferecer vivências de dança de diferentes técnicas e estilos aos alunos da UFPel e, também, a alunos de academias e grupos de dança da cidade. Configura-se também como um espaço de criação e experimentação para os alunos do curso de Dança em seus trabalhos acadêmicos. Buscamos a criação de mais um grupo de dança da UFPel composto pelos alunos de diferentes cursos e pela comunidade.


EQUIPE:
Coordenação: Gustavo Duarte
Discentes integrantes do projeto:
Ândrea Rodrigues Silva
Anderson Santos
Thuani Ceroni Silveira
Luciano Costa

Dançando a Vida: Corpo e Memória 
 http://dancapelotas.blogspot.com
Objetiva propiciar vivências expressivas e artisticas a adultos a partir dos 50 anos de idade e contribuir com a formação acadêmica dos alunos do curso de dança da UFPel. Neste sentido, buscamos contribuir na melhoria da qualidade de vida de homens e mulheres mais velhos, os/as idosos/as, com a linguagem da dança, trabalhando vivências a partir de sentimentos e emoções vivenciadas em dinâmicas individuais e coletivas.buscando tambem ampliar o numero de idosos participantes, levando a dança como atividade artistica e saudável á população idosa da cidade.

EQUIPE:
Coordenação: Gustavo Duarte
Bolsista: Thomas Porto Marinho
Discentes integrantes do projeto:
Jaqueline Silva Vigorito

Thuani Ceroni Silveira
Denise Ferreira dos Anjos Azevedo
Luciana Campos

 
Cine dança 

Exibição de filmes, videos e documentários da Dança e das Artes seguido de debate e reflexão. É um evento aberto a toda comunidade acadêmica da UFPel e também ao público em geral.

EQUIPE:
Coordenação: Gustavo Duarte
Discente integrante do projeto:
Michele Pereira

Contato:guto.esef@gmail.com



Jam Session
http://jam-session-jam.blogspot.com/

JAMS SESSIONS são encontros onde pode-se experenciar aspectos interdisciplinares da criação por meio da prática da improvisação aberta. Esta proposta onde o foco está em tecer relações entre diferentes linguagens e práticas artísticas e que não visa um resultado espetacular específico é uma prática capaz de estabelecer um espaço comum, despojado, no qual se pode experimentar fatores de coesão entre diferentes saberes.


As Jams ocorrem sempre no último sábado de cada mês a partir das 19h na Sala do Globo da AABB. Entrada franca e aberta (não necessita inscrição prévia).

EQUIPE:


Coordenadora: Prof. Me. Alexandra Dias
Discentes: Alice Iturriet e Jacqueline Pradie.





Poéticas da diferença na UFPel


O Poéticas da Diferença na UFPel é um projeto de extensão em parceria com o CASE (Centro de Apoio a Saúde Escolar), uma instituição ligada á Prefeitura Municipal de Pelotas que atende crianças, encaminhadas pelas escolas da rede, consideradas com déficit de atenção, hiperatividade, agressividade, dificuldade de aprendizagem, fobia escolar e transtornos de conduta. Através de aulas de dança trabalha-se o reconhecimento de possibilidades e limitações corporais, consignas e regras de convivência, criatividade e expressão artística (individual e em grupo), buscando romper com rótulos sociais pré-estabelecidos e pretendendo proporcionar uma educação integradora do indivíduo.

EQUIPE:


Coordenação:Eleonora Campos da Motta Santos

Discentes envolvidas: Thuani Ceroni Silveira, Jaqueline da Silva

Vigorito, Janine Ott, Fernanda Thiel da Silva

Contato: deco35@terra.com.br


 
Outros Projetos de Extensão:
  • Projeto Quilombo
  • Coreolab